Promovendo a transformação social por meio da educação

i

Notícias

agsdix-sao-advertisement

Central de conteúdo

Uma seleção de notícias especialmente extraída de diversos canais de comunicação, com conteúdo relacionado à Inteligência Social e como praticá-la.
Educação e Sustentabilidade: A Importância da Escola na Agenda Global da COP 30

Revista Educação | 22 de fevereiro de 2025

A COP 30, que acontecerá no Brasil em 2025, reforça a necessidade de integrar a educação básica às discussões sobre mudanças climáticas, promovendo um futuro mais sustentável e consciente.

No mês de fevereiro, a Revista Educação trouxe um tema essencial: a inserção da educação básica na agenda global da COP 30. Diante dos desafios climáticos e sociais do século XXI, é fundamental reconhecer o papel estratégico da escola na construção de uma sociedade sustentável e resiliente.

A COP 30, que será realizada no Brasil em novembro de 2025, reunirá representantes de diversos países para discutir medidas contra as mudanças climáticas. Para além de decisões sobre energia e economia, a educação deve ocupar um espaço central nas discussões, garantindo que as novas gerações estejam preparadas para enfrentar os desafios ambientais.

O ODS 4 (Educação de Qualidade) e sua meta 4.7 reforçam a importância de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento sustentável, a cidadania global e a valorização da diversidade cultural. Nesse contexto, o Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas desempenha um papel essencial, levando educação ambiental e social para crianças e adolescentes, fortalecendo a consciência cidadã e o compromisso com um futuro sustentável.

Com a proximidade da COP 30, integrar a educação básica às pautas climáticas é mais do que uma necessidade: é um investimento global para a construção de sociedades mais equilibradas e preparadas para os desafios do presente e do futuro.

📖 Leia a matéria completa na Revista Educação: Revista Educação

 

Escolas da rede estadual do RS suspendem volta às aulas por onda de calor

Uol | 10 de fevereiro de 2025

Uma onda de calor com temperaturas previstas de até 40 ºC forçou o Rio Grande do Sul a cancelar, nesta segunda-feira (10), a volta às aulas nas escolas da rede pública estadual, informou o governo.

“Em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira”, anunciou a Secretaria da Educação em um comunicado.

A suspensão das aulas afeta cerca de 700.000 estudantes. A Justiça decidiu a favor do pedido do sindicato dos professores do estado, que solicitou o adiamento do retorno às salas de aula após as férias de fim de ano para 17 de fevereiro.  

Confira a matéria: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2025/02/10/escolas-da-rede-estadual-do-rs-suspendem-volta-as-aulas-por-onda-de-calor.htm

 

Celulares na Escola: desafios e oportunidades da nova lei

Revista Educação | 28 de janeiro de 2025

O uso de celulares em sala de aula tem gerado um intenso debate entre educadores, gestores e especialistas. Como transformar essa ferramenta em um recurso pedagógico sem comprometer a atenção e a aprendizagem dos estudantes?

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou parte inseparável da rotina escolar, e o uso de celulares na sala de aula levanta questionamentos sobre seus impactos na educação. De um lado, há o receio de que os dispositivos distraiam os alunos e comprometam a socialização. De outro, especialistas apontam que a proibição do celular não é a melhor solução, pois limita as oportunidades de aprendizado digital e a integração da tecnologia à educação.

A Revista Educação publicou uma análise aprofundada sobre o tema, destacando que a abordagem mais eficaz não é impedir o uso dos dispositivos, mas trabalhar a educação digital e o uso responsável da tecnologia. Segundo especialistas, é fundamental criar diretrizes claras para que os celulares sejam aliados do processo educacional, e não obstáculos.

A matéria discute questões como:
Celular na sala de aula: distração ou ferramenta pedagógica?
O impacto da tecnologia na concentração e no aprendizado dos estudantes.
Como equilibrar o uso dos dispositivos móveis para que agreguem valor ao ensino?
Boas práticas e metodologias que utilizam a tecnologia de forma produtiva na escola.

No Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas, acreditamos que a inteligência social deve guiar o uso da tecnologia na educação, promovendo debates sobre consumo consciente, foco no aprendizado e pensamento crítico. Mais do que proibir, é essencial ensinar os estudantes a utilizarem os celulares de forma ética, responsável e produtiva, preparando-os para um mundo cada vez mais digital.

Quer entender melhor esse debate e conhecer diferentes perspectivas sobre o tema?
Acesse a matéria completa da Revista Educação e saiba mais!

Leia o conteúdo original aqui!!

#EducaçãoEInovação #TecnologiaNaEscola #UsoResponsável #EducaçãoDigital #ProjetoInteligênciaSocial #OBANasEscolas #FuturoDaEducação

 

Janeiro Branco: um olhar sobre a vida e a saúde mental do professor

Revista Educação | 23 de janeiro de 2025

Quando cuidamos daqueles que educam, plantamos as sementes de um futuro mais humano, justo e harmonioso para todos

O movimento Janeiro Branco, criado em 2014, busca destacar a importância da saúde mental e emocional, incentivando a reflexão sobre o cuidado com o bem-estar psicológico e promovendo a atenção às questões psicossociais muitas vezes negligenciadas.

A escolha de janeiro para a campanha tem um significado especial, pois marca o início do ano, um período de renovação e novos começos, o que reforça a ideia de que a saúde mental deve ser uma prioridade durante todas as fases da vida. A cor branca representa paz e renovação, equilibrando a mente e as emoções. Já a página em branco é uma chance de recomeçar, lembrando que a saúde mental pode ser constantemente renovada com novos pensamentos, experiências e cuidados.

Para gestores públicos e professores, o Janeiro Branco é uma oportunidade de repensar os desafios enfrentados por esses profissionais, que muitas vezes lidam com alta carga emocional, estresse e sobrecarga de responsabilidades. A profissão docente exige não apenas habilidades cognitivas, mas também um equilíbrio emocional significativo para lidar com os impactos de suas ações na vida de alunos, pais e comunidades. Nesse contexto, as redes de apoio, o suporte emocional e as estratégias de promoção de qualidade de vida tornam-se fundamentais para a manutenção da saúde mental dos educadores.

O Janeiro Branco propõe um olhar atento sobre o bem-estar psicológico dos professores, incentivando a criação de ambientes mais acolhedores e a implementação de políticas públicas que priorizem o cuidado com os profissionais da educação. Além disso, o movimento convida à reflexão sobre o quanto a saúde mental dos educadores impacta diretamente na qualidade do ensino e no ambiente escolar como um todo, buscando soluções que promovam um equilíbrio saudável entre as demandas profissionais e o cuidado pessoal.

Leia a reportagem em:
https://revistaeducacao.com.br/2025/01/23/janeiro-branco-professor/

Os desafios do MEC para o Mais Professores

Revista Educação | 16 de janeiro de 2025

Novo programa é louvável, mas para se concretizar, governo precisa focar também em manter o docente atuando, o que pede salário digno, plano de carreira e outros pontos. Mozart Ramos alerta ainda que a escola que o novo docente lecionará pode não ser a de sua expectativa

Um futuro apagão docente tem sido alertado no Brasil e em outros países devido ao não interesse dos jovens com a profissão. Diante dessa perspectiva que reforça a necessidade de se investir em formação de professor na educação básica e do já atual déficit docente em áreas específicas, o governo Lula deu um passo importante ao anunciar o Programa Mais Professores para o Brasil na última terça-feira, 14.

São cinco eixos, entre eles, bolsa financeira mensal de 1.050 reais, chamada de Pé-de-meia licenciaturas; Prova Nacional Docente; e Alocação de professores em áreas carentes de profissionais.

A análise positiva sobre o novo programa é unânime entre os especialistas ouvidos nesta reportagem: Fernando José de Almeida, Iraneide Soares da Silva e Mozart Neves Ramos, e também para a estudante Bruna Rodrigues. Contudo, além de focar na formação inicial, aguarda-se, há décadas, o anúncio de dois pontos fundamentais para um avanço significativo: salário docente digno e carreira profissional atrativa para, aí sim, termos professores e professoras estimulados(as).

Confira o restante na íntegra:
https://revistaeducacao.com.br/2025/01/16/mais-professores/?utm_campaign=news_23-01-25&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Inteligência Social
A perspectiva de um mundo sem fome(s)
Luciana C. Quintão