Sobre o Projeto Inteligência Social
Promover a transformação social por meio da educação é o objetivo
do Projeto Inteligência Social
A iniciativa nasceu a partir do livro Inteligência Social – a perspectiva de um mundo sem fome(s), lançado por Luciana C. Quintão no final de 2019. A obra traz dados sobre um Brasil multifacetado, com enorme desigualdade, com instituições que ainda não desenvolveram o olhar conjunto para os objetivos que deveriam ser comuns à nação. A prática da Inteligência Social revela o poder de cada ser humano em mudar essa realidade, como célula construtora de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.
O próximo passo foi trazer os princípios da Inteligência Social para a educação, conectando educadores, para despertar nos estudantes a importância da prática da inteligência coletiva para a evolução social.
A plataforma Inteligência Social para as escolas parte do princípio de que é preciso combater as várias fomes, as carências e as desigualdades para construir um mundo com melhores perspectivas, com mais esperança para o futuro. E o melhor lugar para construir esse futuro é a sala de aula. É na escola que se aprende a pensar e a questionar o mundo ao nosso redor, com empatia para saber os problemas que precisam ser resolvidos.
Na plataforma, são disponibilizadas sugestões de conteúdo envolvendo os princípios da Inteligência Social para aplicação em sala de aula e vivências, além da proposta de um fórum para conexão entre educadores, proposição de ideias e trocas de aprendizado.